quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Cátions do Grupo 3



Até hoje todos os meus processos de identificação estavam dando bem certinho, até o lilás que identifica a presença do Hg eu achei, o segundo mais lindo que a minha professora já tinha visto, segundo ela mesma. Enfim, estava dando tudo certo... Quando cheguei no laboratório para trabalhar com a reação que deixamos lá semana passada (por completa falta de tempo para fazer tudo) vi que a minha não tinha preciptado. O que fazer? "SOOOOOOOOOOOOOOOORA!" Tá, tá, como ainda tinha a tarde toda pela frente, resolvi jogar tudo fora e começar novamente. Recolhe, mistura, acidifica, alcaliniza, precipita, separa, centrifuga... Lá pelas tantas, por eu não ter deixado a solução em banho-maria tempo suficiente, a minha placa de níquel não aparece, aliás, a minha solução virou um borrão preto. O que fazer? "SOOOOORA" Tá, depois de descobrir o meu erro, lá vou eu deixar a solução em banho-maria por mais um tempo. Fui dar uma volta, sentei, esperei e finalmente a placa tinha aparecido! Fiquei muito feliz, de verdade. Separei a maldita e deixei ela dissolvendo à quente em água régia com meu bastão de vidro. Voltei pra bancada porque ainda tinha muita coisa pra fazer.

"Alcalinizar fortemente com KOH 2mol/L (+/-30gotas) e adicionar uma ponta de espátula de dióxido de sódio (cuidado, adicione o mínimo possível). Centrifugar e guardar o centrifugado. Lavar o precipitado, lentamente, com 10 gotas de água e centrifugar. Juntar a água de lavagem ao centrifugado anterior."

Exatamente onde eu tinha parado na aula anterior e exatamente onde não deu certo de novo. Formou uma espuma marrom com branco, ai, um nojo! Dez pontos pra quem descobrir o meu erro.

5

4

3

2

1

0...

Meu erro foi por três micro bolinhas de Na²O² e não alcalinizar o suficiente. Mas até eu descobrir isso, o que eu fiz? "SOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORA" De verdade, eu tava quase chorando, quase querendo misturar tudo de novo e ver o que acontece. Depois eu segui e deu tudo certinho, mas tirei uma lição dessa prática: Nem sempre as coisas dão certo e chorar não vai resolver, a moral é ter muita calma.

Ah, quase esqueci de falar, o meu cromo não quis aparecer, acho que ele ficou com medo de mim porque eu tava fazendo tudo errado... :/

Na imagem os cátions alcalinos identificados: O azul escuro é o Mn, o vermelho escuro é o Fe, o azul claro é o Co e o vermelho claro é o Ni.
Tenho foto dos outros também, mas como o Cromo é tímido, ele pediu pra eu não postar a foto...

domingo, 18 de outubro de 2009

Introdução

Todo técnico de laboratório sabe da importância do seu Caderno de Laboratório, tendo aprendido isso, resolvi criar este blog para o mesmo fim. Quero registrar aqui minhas práticas, o que deu certo e o que deu errado no meu dia-a-dia como estudante do curso técnico de química do IF/RS-campus PoA. Vou começar lá pelo meio das práticas, já que essa ideia me ocorreu no meio do semestre, mas calma, tem bastante informação pela frente...