quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Identificação de ânions

Essa classificação é muito mais no instindo do que eu imaginava, aqui não é possível fazer uma análise sistemática como a dos cátions, mas fazendo uma série de testes prévios até que vai.
São eles:
* Determinação do pH da amostra, onde usa-se a Fita.
* Tratamento com Ácido Sulfúrico Concentrado, onde alguns sais agem de forma característica. O importante aqui, é usar pouco sólido e não aquecer demais, prova disso foi o tubo de ensaio quebrado dos meus coleguinhas da esquerda.
Incolor, inodoro e que ferve é o Carbonato;
Incolor, de cor marrom em contato com o ar e com o "odor picante" é o Nitrito;
Incolor e com (realmente) odor de ovo podre é o sulfeto;
Violeta é o iodeto;
Marrom é o brometo;
Incolor e de odor picante é o cloreto;
Incolor e de odor acético é o acetato.
(Mas não foi só os guris que fizeram arte nessa prática, eu também fiz. Não me perguntem como, eu deixei cair uma gota do ácido na minha luva... advinhem, perfurou a borracha e irritou minha pele. Arde, muito. Aliás, acho que nessa prática quase todo mundo fez das suas, até uma outra colega minha, que estava sem óculos, respingou uma gotinha de ácido perto do olho. Irresponsabilidade total nossa, eu sei. Aliás, eu tirei uma foto da minha mão, qualquer dia eu posto ela aqui, junto com um texto de como não se deve agir em um laboratório.)
*Tratamento com uma Solução Aquosa de Nitrato de Prata, onde o tratamento da amostra solubiliza e nos possibilita fazer uma análise prévia, por exemplo:
Na fração precipitada pode não ocorrer, indicando a presença do cloreto, brometo, iodeto, carbonato, fosfato, sulfeto e ortoborato. Pode ocorrer, indicando que há qualquer ânion que precipite com a prata.Pode ser branco, indicando cloreto, carbonato e metaborato e descartando brometo, iodeto, sulfeto e fosfato, que apresentam coloração amarelada. Já na centrifugada, ao ser neutralizada, e, novamente, levemente acidificada, ao ocorrer precipitação, pode conter Ag3PO4 (amarelo) ou AgBO2, e metaborato de prata que é branco.

Há testes específicos para ânions, também. Carbonato, Cromato, Nitrato tem os seus. Fluoreto, Cloreto, Brometo e Iodeto tem o seu estudo comparativo, assim como o Sulfeto, Sulfito e Tiossulfato.

















Na imagem o amarelo é o Cromato e o escuro é o Nitrato.

Vídeo de identificação do ânion Brometo com ácido sulfúrico

Um comentário:

  1. xD! De fato fiz parte dessa incrível aula prática de indentificaçao dos anions hsushuaa! De fato eu fiz parte da dupla da esquerda que conseguiu quebrar o tubo de ensaio hsushaua! De fato a Cris tentando ferir alguem como todo bom psicopata, acabou por provar o proprio veneno ou melhor HCL HSUSHAUHAUA! bRINKS Cris! Bjaoo xD aula show!

    Lucas

    ResponderExcluir