terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Cátions do Grupo I

Aqui temos uma solução problema que contém os íons: Chumbo, Mercúrio e Prata, que ao colocarmos 12 gotas desta, juntamente com HCl 3mol/L, precipita. O conteúdo do tubo é centrifugado e logo enseguida é verificado se a precipitação foi completa.Centrifugamos novamente a solução e separamos o precipitado (ppt) do centrifugado (que é recolhido no resido aquoso ácido). O ppt é lavado com uma mistura de 4 gotas de água e 2gotas de ácido clorídrico 3mol/L. Novamente centrifugamos e desprezamos o líquido de lavagem. Tratamos esse ppt branco com 6 gotas de água e aquecemos em banho-maria, por 3 minutos. Em seguida a solução é centrifugada, separando-se o centrifugado do ppt. O processo é repetido mais uma vez, misturando-se os dois centrifugados logo em seguida.

Nesse centrifugado deve conter cloreto de chumbo, que é identificado a partir de um ppt amarelo, quando adicionamos cromato de potássio na solução.


No ppt podemos ter cloreto de prata e cloreto de mercúrio, adicionamos 5 gotas de hidróxido de amônio 3 mol/L e agitamos. Ao centrifugarmos, o aparecimento de um ppt preto indica a presença do Hg.

Nesse centrifugado podemos ter prata sob a forma de complexo, portanto o separamos e acidificamos com ácido nítrico 3 mol/L e o aparecimento de um novo ppt, agora branco, indica a presença do íon Ag.



Ainda, para termos certeza que a solução contém o íon Hg, podemos fazer mais um teste, lavando o ppt que restou com 10 gotas de água e o centrifugando. Descartamos o centrifugado e ao ppt adicionamos água régia (1 gota de ácido nítrico e 3 gotas de ácido clorídrico) para dissolvê-lo e diluímos em 5 gotas de água destilada. O aparecimento de uma cor violeta, para indicar o íon, se dá quando adicionamos difenilcarbazida.
Obs: esse é um teste complicado, e às vezes é necessário alcalinizar com hidróxido de potássio 2mol/L para aparecer a coloração violácea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário